Quais as vantagens em utilizar o Mailchimp em sua estratégia?

Mailchimp - Tela de Login

Conheça um pouco mais sobre essa incrível ferramenta online e como criar uma conta

No último artigo prometemos que teria a próxima dica. E não é que voltamos! Neste iremos falar sobre as vantagens em usar a ferramenta Mailchimp na sua estratégia (uma das mais importantes) de e-mail marketing.

Há quem diga que o e-mail está morrendo, que trabalhar hoje em dia com e-mail é coisa do passado e que as pessoas não devem investir seu dinheiro e seu tempo nessas estratégias. Mas, podemos dizer totalmente o contrário por dois motivos:

Primeiro fato importante é que todo mundo tem e usa um e-mail. Logo, o alcance nele é muito grande. Portanto, você deve sim investir na estratégia de e-mail marketing e nas suas ferramentas que são úteis para se destacar entre a concorrência.

Segundo fato importante é que podemos dizer que se você fizer um bom uso do e-mail no marketing digital, fazendo a segmentação certa e utilizando a ferramenta de forma correta, automaticamente você poderá alavancar o seu plano de negócio e também atingir o seu público-alvo, afinal seu lead forneceu os dados pessoais de forma espontânea, logo está demonstrando interesse por sua solução.

Diante desses dois fatos, já podemos dizer que você não você vai querer perder essa oportunidade, né? Então para começar, vamos explicar o que é o Mailchimp e também quais são as suas vantagens.

Mailchimp - Templates

O que é?

O Mailchimp é uma das ferramentas de e-mail marketing mais e elogiadas no mundo, fundado em 2001 em Atlanta, Geórgia nos Estados Unidos. A ferramenta serve para o envio de informativos e newsletters, para os clientes. É por meio deste recurso que a empresa consegue fazer o marketing digital.

O que ele faz?

O Mailchimp trabalha da seguinte maneira: envios de artigos e vídeos que o empreendedor produz no seu trabalho e também ele mostra quem realmente abriu o seu e-mail e clicou no link destinado.

Um dos fatos mais importantes é que o Mailchimp te permite enviar 12 mil e-mails gratuitamente para dois mil contatos. Já na versão paga você paga 10 dólares por mês e contém diversas recomendações.

E não para por aí, além de todos esses recursos, a plataforma é super fácil de ser usada com uma interface extremamente amigável. Você não precisar ter um grande conhecimento na internet. Para você conseguir criar e enviar uma campanha dentro do site leva apenas 20 minutos. Muito rápido, né?

Vantagens que o Mailchimp disponibiliza

Para quem gosta de investir no marketing digital fazendo com que a sua empresa se destaque entre os concorrentes, é bom saber sobre os recursos que o Mailchimp oferece.

Uma delas é que o Mailchimp cria listas personalizadas e campanhas segmentadas. Além, de mensurar os resultados como eu já havia citado.

Outro ponto que também já citamos no tópico acima é que esta plataforma é super fácil de aprender a mexer, apesar de ser completamente em inglês.

O Mailchimp fornece conta gratuita para testar e aprender a usá-lo, mas isso não significa que os recursos sejam fracos. Todos têm um excelente conteúdo para que possam ser testados.

Outros pontos positivos são a possibilidade que a plataforma disponibiliza o acesso para a conta gratuita, como a possibilidade de realizar testes, automação de e-mail marketing e também a integração com diversas ferramentas que contém na própria plataforma e mesmo com ferramentas de terceiros.

É possível por exemplo captar seus leads em outra plataforma e recebê-los em listas previamente configuradas no Mailchimp, atravbés de sua API, de acordo com a segmentação que você criou para as suas campanhas.

Como criar uma conta no Mailchimp?

Antes de criar a conta na ferramenta Mailchimp vale lembrar que a plataforma é totalmente em inglês. Mas fique tranqüilo porque tentarei deixar tudo mais claro. Para criar a conta basta clicar no site do Mailchimp, assim que entrar, clique na opção Sign up free (Inscreva-se gratuitamente) e crie seu e-mail, nome do usuário e a sua senha. Depois é só clicar em Get Started (Iniciar) e confirmar a sua conta pelo e-mail que o Mailchimp irá mandar para você.Vale ressaltar: É importante cadastrar um e-mail que você realmente use.

Mailchimp - Relatórios

Assim que a conta for confirmada, você coloca o seu nome e sobrenome e confirme. Logo após, você deverá colocar o nome do seu projeto e a URL do seu site (caso não tiver o site, você pode colocar o link do seu facebook ou do seu twitter).

Após todos esses dados, o Mailchimp pedirá o seu endereço para garantir que o seu e-mail não chegue como span ao cliente. Por fim, eles perguntam se você utiliza algumas ferramentas que aparece na tela (basta você clicar sim ou não).

Criada a conta no Mailchimp, você deverá clicar em create list (criar lista) a partir disso, você começa a configurar a sua lista com o suporte do seu funil de e-mails e seguir as outras orientações. Finalizando, basta escrever uma mensagem do por que do envio e a sua primeira lista no Mailchimp está pronta.

Agora que a sua conta e a sua lista já estão prontas, basta seguir as outras instruções até chegar na hora de fazer a campanha de e-mail marketing.

Como criar uma campanha de e-mail marketing pela Ferramenta

Para criar a primeira campanha de e-mail marketing pela Mailchimp, você deverá voltar para a página inicial e clicar em Create Campaing (criar campanha) e dar um nome a sua campanha. Depois você deverá escolher a lista de contatos para quem for enviar e por fim, basta clicar em Design E-mail e escolher o template (modelo) que são:

  • Layouts- esta ferramenta não exige conhecimento, é fácil de ser montada.
  • Themes – a mesma coisa do Layouts. É na base do “arrasta e solta”
  • Saved templates- para essa ferramenta, o usuário deve ter pelo menos um pouco de conhecimento de programação.
  • Compaigns- são modelos usados anteriormente
  • Code your own- tem a mesma função/significado do Compaigns.
  • A partir desse momento, você deverá importar o arquivo e disparar o e-mail seguindo as orientações que o Mailchimp estará orientando.

    Chegamos ao fim de mais um artigo, e se você ficou com um gostinho de quero mais diante todas essas informações e vantagens que passamos durante o artigo, não perca tempo e acesso o site do Mailchimp e aperte play.

    Classificação - 4

    Testar Ferramenta


Ferramentas Digitais

Sabemos que para empreender uma boa estratégia de Presença Digital algumas ferramentas são absolutamente necessárias...

SEO

Search Engine Optimization

Existem uma infinidade de boas Ferramentas para nos ajudar a implementar e planejar nossa estratégia de SEO.

Saiba Mais...

Redes Sociais

Gestão de Mídias Sociais

Uma boa estratégia direcionada para as Redes Sociais requer o uso de algumas Ferramentas.

Saiba Mais...

E-Mail Marketing

O E-Mail Marketing é essencial em uma estratégia de Marketing Digital e existem algumas Ferramentas muito úteis para nos auxiliar na elaboração, segmentação e execução de nossas campanhas.

Saiba Mais...