Marketing Digital: Vamos abrir a Caixa de Ferramentas?

É só o que se fala: Para ter um bom negócio on-line que gere resultados para sua marca é necessário planejar uma boa estratégia de Marketing Digital.

  • Mas o que isso significa?
  • Como e por onde começar?
  • Que nível de conhecimento é necessário?
  • O que você deve aprender?
  • Quais os tipos de recursos que serão necessários?

Caixa de Ferramentas Digitais

Todas essas perguntas são feitas diariamente por milhares de empreendedores que querem fazer crescer seus negócios.

Existem muitos artigos que tratam desse assunto. Alguns explicam cada passo de uma Jornada Digital com riqueza de detalhes.

Nós vamos focar nesse artigo sobre o que é necessário para atingir os seus objetivos e que tipo de ferramentas podem lhe ajudar nesse sentido. Então se você também tem essa curiosidade, continue lendo.

Existem várias maneiras de percorrer um caminho.

Como a frase acima, meio filosófica, está dizendo, você pode ir de Berlim até Paris, de carro, avião, trem, enfim, de várias formas, correto?

Seu objetivo é chegar em Paris. Você pode fazer isso de forma lenta, aproveitando a paisagem e fazendo algumas paradas durante a viagem, ou poderá optar por uma viagem rápida para economizar tempo.

Mas voltando as estratégias de Marketing Digital e o que queremos falar, da mesma forma que em uma viagem, para atingir seu objetivos digitais, você terá muitas formas e uma infinidade de ferramentas para auxiliá-lo em cada uma das etapas.

Caberá a você e ao tipo de estratégia e planejamento que você traçou utilizar uma ferramenta mais eficiente em determinado aspecto em detrimento de outra.

Mas quais ferramentas serão necessárias?

Essa pergunta tem aquele tipo de resposta irritante: “Depende”.

Depende da etapa que a sua marca está empreendendo e do objetivo que pretende atingir.

Ferramentas Digitais

Se você estiver construindo o site ou blog para o seu negócio deverá utilizar construtores de sites, gerenciadores de conteúdo ou contratar uma Agência Digital que cuide disso.

Se você estiver tentando engajar seu público através das Redes Sociais precisará de ferramentas de programação de posts, de análise de dados, de produção gráfica, de produção de vídeos…

Se você estiver envolvido em fazer o seu projeto subir posições nas SERPS dos buscadores, deverá utilizar ferramentas de análise de tráfego, palavras-chave, otimização e etc…

Depende do seu orçamento de Marketing

É comum pensarmos em termos de orçamento da forma antiga, isto é, muitas marcas desistem de empreender por acreditar que para qualquer campanha de marketing é necessário um orçamento pesado contratando grandes agências de publicidade.

A boa notícia é que isso mudou.

Ter uma Presença Digital que faça crescer a sua Marca pode ser muito mais barato do que você imagina. Você só precisa organizar sua estratégia, fazer a opção certa de acordo com seu orçamento e começar a agir como empreendedor.

O marketing se divide em duas grandes estratégias:

Outbound - onde as empresas invadem o espaço dos consumidores através outdoors, comerciais de tv, folders e etc…

Inbound - ao contrário do método anterior, o inbound, atrai os clientes até o produto ou solução que as empresas oferecem através de técnicas como o Marketing de Conteúdo.

O passo seguinte, no Marketing de Atração é estabelecer um relacionamento com os leads e conduzi-los até a etapa de compra.

Toda essa Jornada envolve uma série de etapas e todas as etapas envolvem a utilização de uma série de ferramentas , como já foi dito.

Nosso objetivo com esse projeto é “Abrir a Caixa de Ferramentas”, testando e avaliando cada uma delas para facilitar o seu trabalho.

Como já dissemos, existem uma infinidade de ferramentas úteis para projetos digitais, a ponto de existirem várias ferramentas para os mesmos propósitos, com características muito semelhantes.

Isso acaba gerando muita confusão e por vezes frustração para quem está tentando identificar a melhor ferramenta para utilizar em seus projetos.

É comum perdermos horas ou até dias testando e tentando avaliar a utilidade e efetividade de um aplicativo para depois de muito trabalho concluir que não serve ou não contempla nossas expectativas.

Aqui, neste espaço, tentaremos apresentar com a maior quantidade de dados possível, detalhes, usabilidade, preços e efetividade de cada ferramenta disponível.

Queremos que esse projeto seja colaborativo. Isto significa que além de nossa avaliação, em particular, precisamos que você participe, enviando críticas, sugestões e suas próprias avaliações em particular.

Deixe então seu comentário, envie um e-mail através de nosso formulário de contato, deixe o link da ferramenta que deseja testar ou saber nossa opinião.

Estaremos sempre a sua disposição para trocarmos experiências.



Dúvidas e Contribuições

Como já dissemos, a quantidade de Ferramentas disponíveis é muito grande e algumas delas podem ter ficado de fora de nossa lista inicial. Fique a vontade para enviar sua sugestão. Nossa equipe irá avaliar e publicaremos aqui.

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Se você tiver alguma dúvida ou sugestão ou se está tendo algum tipo de dificuldade em implementar algum tipo de estratégia pode postar a sua dúvida em nosso formulário de contato. Avaliaremos cada solicitação, faremos os testes necessários e lhe retornaremos com a solução.

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