15 motivos para rever seus conceitos e mudar agora para o Joomla

Joomla - Recursos Disponíveis

Joomla (Site - CMS -Gerenciador de Conteúdo)

O Joomla surgiu do rompimento entre a equipe de desenvolvedores do Mambo, criado em meados dos anos 2000 e a empresa Miro. O Resultado desse rompimento foi o surgimento do Joomla 1.0 em 2005.

Desenvolvido em PHP com banco de dados MySql, o Joomla permite que usuários leigos construam seus próprios projetos digitais, façam uma personalização bem apurada e mantenham as atualizações de conteúdo de forma rápida e simples. De 2005 até hoje o Joomla sofreu inúmeras atualizações, sempre objetivando implementar melhorias em fatores como usabilidade e a adaptação as novas tecnologias.

Joomla - Imagem do Site do Projeto

O Joomla é um CMS (Content Management System, ou sistema para Gerenciamento de Conteúdo) de código aberto que contempla uma série de vantagens em relação ao método tradicional de desenvolvimento de websites e a outros CMS's disponíveis. São elas:

1 - Otimização (SEO)

O Joomla apresenta como diferencial a sua facilidade de otimização para estratégias de SEO de forma nativa, ou seja, não é nessário instalar nenhum tipo de ferramenta para otimizar suas páginas para que sejam facilmente localizadas pelos buscadores.

2 - Segurança

Depois de várias atualizações o Joomla é considerado hoje um dos gerenciadores de conteúdo mais seguros, mantendo seus projetos protegidos contra ataques e invasões externas.

3 - Gerenciamento de Permissões de Usuários

Da mesma forma que a otimização em SEO, o Joomla oferece um excelente recurso para gerenciamento de permissões e hierarquias de usuários e grupos de usuários do sistema de forma nativa.

4 - Banners, galerias e outros recursos

Gerenciamento nativo de Banners Publicitários, galerias de imagens e de vídeos.

5 - Sistema Multi Linguagens

Traduções estão disponíveis tanto para a área administrativa quanto para a interface em quase todos os idiomas.

6 - Categorização de Artigos

O sistema de categorias para os artigos que o Joonla oferece é extremamente intuitivo e fácil de organizar, além de ser independente do conteúdo informativo ou institucional do restante do projeto. Isto significa que em qualquer tipo de site em Joomla você pode configurar seu blog a qualquer momento sem prejuízo do restante do conteúdo.

7 - Extensões (Plugins, Módulos e Componentes)

Por ser um sistema de código aberto (Licença GPL), conta com uma grande quantidade de empresas que desenvolvem aplicativos que podem ser instalados para gerenciar qualquer tipo de recursos ou rotinas que possam ser necessários em seus projetos.

8 - Atualizações

Cada atualização disponibilizada é informada dentro do próprio sistema, bastando poucos cliques para manter seus sistema, componentes, módulos e plugins sempre atualizados para última versão disponível.

9 - Independência

Sua marca, ao optar por um projeto desenvolvido em um CMS como o Joomla, terá a liberdade de contratar qualquer empresa para mantê-lo, migrar para outra, ou absorver a demanda de atualizações internamente a qualquer momento, sem comprometer o andamento do projeto.

10 - Suporte

Sempre que você se deparar com qualquer dificuldade encontrará suporte com grande facilidade através de tutoriais, fórums, vídeos, cursos e mesmo através da própria comunidade de desenvolvedores, encontrados em grande quantidade na internet.

11 - Maleabilidade

Apesar de ser um CMS que oferece a possibilidade de intervenção e configuração de qualquer recurso sem a necessidade de conhecimentos técnicos é possível, com o Joomla, fazer customizações mais profundas com extrema facilidade, caso você possua algum conhecimento de programação.

12 - Flexibilidade

A capacidade de adaptação a qualquer nicho de mercado é uma das principais características do Joomla .

Se por um lado o Joomla não é o CMS mais utilizado em escala mundial, ficando em segundo lugar atrás do Wordpress, por outro ele oferece a possibilidade da construção de projetos mais robustos como:

  • Portais para cursos;
  • Sites de Hoteis;
  • Sites de Empresas do Ramo Imobiliário;
  • Sites de Escolas e Universidades;
  • Fóruns e Comunidades;
  • Sites Governamentais e de Conteúdo Político;
  • Portais para Revistas e Jornais;
  • Lojas Virtuais;
  • Intranets...

Você mesmo pode conferir neste link alguns exemplos de sites reais desenvolvidos com Joomla, fazendo filtros por país e nichos de mercado.

13 -Agilidade

A instalação é simples e intuitiva e em alguns minutos é possível ter um sistema robusto e facilmente administrável instalado;

14 - Presonalização

É possível fazer uma infinidade de personalizações e customizações de forma simples e intuitiva com o Joomla, tornando seu projeto único e exclusivo.

15 - Baixo Investimento

O download do CMS está disponível de forma gratuita.

Joomla - Código Aberto

Hoje o Joomla está na versão 3.8 e desde a versão 1.0 evoluiu muito em vários aspectos. Veja os números do Joomla hoje:

  • Quase 2 milhões de sites ativos;
  • Mais de 9% de todos os sites de negócios conhecidos;
  • Mais de 6% do mercado CMS em todo o mundo;
  • Mais de 3% de toda a Web.

Além de todos esses recursos é um CMS que oferece um gerenciamento de permissões de usuários do sistema extremamente seguro com a possibilidade da criação de grupos distintos além de outras coisas.

Depois de tudo que foi exposto, sua marca merece experimentar o Joomla. Baixe a última versão gratuita no link abaixo, faça alguns testes e confira:

Classificação - 4

Testar Ferramenta


Ferramentas Digitais

Sabemos que para empreender uma boa estratégia de Presença Digital algumas ferramentas são absolutamente necessárias...

SEO

Search Engine Optimization

Existem uma infinidade de boas Ferramentas para nos ajudar a implementar e planejar nossa estratégia de SEO.

Saiba Mais...

Redes Sociais

Gestão de Mídias Sociais

Uma boa estratégia direcionada para as Redes Sociais requer o uso de algumas Ferramentas.

Saiba Mais...

E-Mail Marketing

O E-Mail Marketing é essencial em uma estratégia de Marketing Digital e existem algumas Ferramentas muito úteis para nos auxiliar na elaboração, segmentação e execução de nossas campanhas.

Saiba Mais...